A NBA que me marcou: como o Vancouver se tornou Memphis Grizzlies?

Vitória Corrêa
3 min readDec 15, 2020

Equipe de Toronto foi sucesso carismático nos anos 1990, mas não atingiu números positivos e mudou de local

Foto: Reprodução

Eu nasci nos anos 1990, mais especificamente no ano de 1998. No entanto, ao longo do meu amor e pesquisa sobre NBA fui descobrindo informações sobre times e jogadores. Por isso, sou torcedora do Memphis Grizzlies desde meados de 2014. O big four da época, Zach Randolph, Marc Gasol, Tony Allen e Mike Conley, conseguiu trazer a essência jovem do início da franquia, ou seja, do Vancouver Grizzlies.

A HISTÓRIA DO VANCOUVER GRIZZLIES

Em 1993, a NBA resolveu expandir a liga para o Canadá afim de conquistar mais fãs de basquete. Fundado em 1995 em Vancouver, o Vancouver Grizzlies foi uma equipe que permaneceu no país até 2001. A partir desse ano, então, o time se mudou para Memphis, no Tennessee, onde se tornou Memphis Grizzlies.

O Vancouver Grizzlies era uma equipe ruim, que estreou em 1995 na NBA ao lado do seu companheiro de país, Toronto Raptors, também recém-fundado. Ambas receberam atletas de outras equipes para estarem aptos a participar da liga. Desde o início, os Grizzlies tiveram resultados péssimos, mas eram uma equipe novata e carismática, o que chamava atenção positivamente. No entanto, nem mesmo com Shareef Abdul Rahim e Mike Bibby as coisas melhoraram. E, quando a questão monetária entrou em jogo, uma realocação foi a solução.

https://www.youtube.com/watch?v=6mDF5ig3M8c

MEMPHIS GRIZZLIES

Em 2000, o Vancouver foi vendido e realocado para o Tennessee. Após algumas cidades em consideração, o empresário Michael Heisley resolveu optar por Memphis. Se no Canadá a equipe tinha muitos fãs e admiradores, a coisa não mudou na nova cidade. Os Grizzlies foram acolhidos e logo estavam na boca do povo. A primeira ação da equipe, e que deixou todos animados, foi a troca de Shareef por Pau Gasol com o Atlanta Hawks. Com um bom time e um bom comando, os ursos se classificaram aos playoffs da NBA em 2003–2004, mas perderam para o San Antonio Spurs. Apesar da eliminação, Jerry West foi eleito o executivo do ano, dando ainda mais exemplos de como a franquia deu certo.

Em 2006, os Grizzlies receberam Rudy Gay em uma troca e iniciaram um novo processo de formação de time. Naquele mesmo ano, Jerry West pediu demissão e o atual GM Chris Wallace assumiu. Mais tarde, em 2008, a equipe adquiriu os direitos de Marc Gasol e mandou Pau para o Los Angeles Lakers. No Draft de 2008, então, o Memphis selecionou O.J. Mayo após outra troca.

BIG FOUR

Em 2009, o Los Angeles Clippers enviaram Zach Randolph para o Memphis Grizzlies. Considerado bad boy na época, Randolph se encontrou na nova cidade e estabeleceu uma incrível relação com todos os envolvidos nessa nova fase de sua carreira. Ao lado de Marc Gasol, ele viu Mike Conley e Tony Allen se juntarem à equipe e formarem o famoso Grit n’ Grind, expressão adotada após um playoff contra o ex-Grizz Rudy Gay. O quarteto colocou a franquia no radar com idas constantes aos mata-matas da NBA.

NOVA GRIT N’ GRIND?

Atualmente, o Memphis Grizzlies tenta se reconstruir em torno de jovens estrelas. A ideia começou já no Draft de 2018 com Jaren Jackson Jr e, mais tarde, em 2019 com Ja Morant e Brandon Clarke. A primeira temporada dos dois últimos aliás, interrompida pelo Corona, se mostrou bastante positiva. Como resultado, até antes da parada, Morant era o rookie of the year e os Grizzlies estavam classificados aos playoffs.

https://www.youtube.com/watch?v=r-QUBijh6lI

HOMENAGEM DO MEMPHIS AO VANCOUVER

Na atual temporada da NBA, paralisada devido ao Coronavírus, o Memphis Grizzlies resolveu homenagear os 25 anos do time. Relembrando os clássicos uniformes do Vancouver, a equipe trouxe à tona um dos outfits mais marcantes da história.

https://twitter.com/memgrizz/status/1157054712459485184

-

ME SIGA NO TWITTER: twitter.com/tlsvick.

**esse post foi publicado originalmente por mim no site Área Restritiva eme 14 de abril de 2020, hoje sem atribuição meu nome.

--

--

Vitória Corrêa

Falo sobre esportes na maioria do tempo, mas aqui tem espaço para música e livros também. sou a @tlsvick no twitter e instagram 💫